A dinâmica do transporte de escravos para o Brasil

  Visto que já foram apresentados os motivos que leavaram Portugal trazer escravos de origem africano para o Brasil e como se desenvolveu esse processo,vamos entender como funcionava esta dinâmica ,quem era os sujeitos que contrubuiram para o desenvolvimento do tráfico negreiro.Mas antes  de explicar esses fatores vm o primeiro questionamento: De quais regiões do continente africano os escravos vinham?Como eram transportados e como era a dinâmica desse comércio?



A mecânica do tráfico negreiro era extremamente organizada. Os escravos transportados para o Brasil vinham de diversas regiões do continente africano. Meados do século XVI, a maioria dos escravos trazidos para o Brasil vinha da região Sene Gâmbia, denominada Guiné pelos portugueses, dessa região foram deportados membros de vários povos como os manjacas, balantos, bijagas,mandigas,jalopes.Porém no decorrer dos séculos basicamente na primeira metade do século XVIII a região da Angola forneceu a maior parte dos escravos utilizados em territórios Brasileiros.
Os escravos eram transportados em péssimas instalações, ao serem capturados, os africanos eram obrigados a percorrer longa distancia até alcançar os portos de embarque no litoral e ao chegar eles ainda eram submetidos a ficarem dias até meses as esperas que o produto humano dos nativos fosse completos. Devido o longo percurso muitos não resistiram, adquiriam doenças, além dos maus tratos.
Antes de entrar nas embarcações, os escravos eram marcados a ferro quente no peito ou nas costas com os sinais que identificavam a que traficante pertencia. No inicio o numero de cativos embarcados em cada navio dependia da capacidade de suas instalações, em um tumbeiro ( denominação uitlizada para chamar o navio negreiro) embarcava cerca de 500 e os navios menores 200. Porém ao decorre dos séculos especificamente no século XIX com a revolução industrial, houve um avanço tecnológico que o sistema do tráfico negreiro também usurfluiu desses avanços. Com a substituição de navios a vela para vapor mudou completamente a dinâmica econômica, pois além de diminuir a quantidade dias para chegar a portos brasileiros, há um declínio na mortalidade de escravos desencadeando menos prejuízo para os comerciantes e aumento na lucratividade.



Perceba as condições precárias que os negros eram transportados. Vejam que se priorizava era a mercadoria humana o lucro que poderia ter com esta mão-de-obra. Visto que já se passaram dois séculos  vocês acham que as condições de trabalho e vida social dos negros mudaram muito?